terça-feira, 29 de maio de 2012

Ano de 2012: Reino Unido - 3° parte EXTRA #2

Casa de Alpin


Kenneth I
Kenneth MacAlpin (? -858) foi o primeiro rei da união entre escoceses de Dalriada e os pictos, do norte da Escócia, acima da linha entre Forth e o Clyde. Obteve o governo dos pictos, parte por casamentos e herança, parte por conquista. Após o ataque da ilha de Iona pelos vikings, trasladou as relíquias de São Columba para Dumkeld. Morreu em Forteviot, em território picto em 858, estando sepultado na ilha de Iona. Foi filho de Alpin, sendo primogênito real.
Reinado

Foi o primeiro rei de Scone, a região de Galloway, ou de Dalriada, na Escócia ocidental. A unificação da Escócia teve início quando Kenneth MacAlpin se tornou rei dos Pictos e dos Escoceses.
Sucedeu ao pai em 841. Em 843, adquiriu ou conquistou os pictos. Em 843 os pictos tinham unido suas terras com as de Dal Riata e aceitaram em 846 como seu rei Kenneth MacAlpin, rei dos escoceses. Uma das razões seria que Kenneth descendia da linha real picta por sua mãe. Como os pictos eram uma sociedade matriarcal, Kenneth tinha provavelmente direito de unir os dois reinos, mas lamentavelmente, poucas gerações mais tarde, a língua e cultura singular dos pictos se perdeu.
Contra os pictos, pirateavam os dinamarqueses, com êxito desde 841. Kenneth invadiu seis vezes e sem sucesso a Lothian, a Nortumbria, queimou Dunbar e tomou Melrose. Decisivo passo ao unificar o reino celta, pela primeira vez chamado de Escócia.
Viu a mudança para o centro da igreja de Iona rumo à corte em Dunkeld. Foi o primeiro a governar a Escócia como um reino. Tanto rei de Dalriada (o povo de fala gaélica, descendentes dos irlandeses que viviam no oeste da Escócia) quanto dos pictos (misteriosos escoceses nativos).
A unidade nasceu da batalha, derrotou os pictos em 843, e por intensa mistura das populações, pois os de Dalriada mudaram-se para o leste, evitando os ataques dos vikings. Mudou o centro de seu governo de Dalraida para o leste dos pictos, e transferiu a cadeira ou trono da coroação, que continha a antiga Pedra do Destino, para sua coroação em 843 em Scone, quando foi coroado rei da Escócia. Também ordenou transferir as relíquias de São Columba de Iona para Dunkeld, e aumentou o mosteiro no lugar de Dunkeld para receber as relíquias de São Columba. Constantino II da Escócia mais tarde as transferiu para Santo André.
Em 841 Kenneth MacAlpin se tornou governante de Dal Riata, reino no sudoeste onde viviam os escoceses de sangue irlandês. Em 843, invadiu Alba a terra dos Pictos, em ataque bem planejado, pois há muito os pictos combatiam os vikings que tentavam invadir o norte e o oeste de Alba. Como os pictos estavam exaustos, foram derrotados e MacAlpin se tornou seu rei, e a lenda ainda diz que pela mãe teria direito ao trono Picto. Logo a Alba ficou conhecida como Escócia.
Kenneth MacAlpin sempre buscou aumentar o país. Os Anglos eram fortes ao sul, e queriam também aumentar seu território tomando terra escocesa. Kenneth os atacou seis vezes. Atravessou a fronteira no rio Forth, invadiu a Bemicia, onde queimou e pilhou aldeias.
Manteve seu país unido por 16 anos, apesar dos ataques dos anglos em Strathclyde e dos vikings nas ilhas do norte. Data dele o reino unido dos Pictos e da Escócia. Tratava-se de reis guerreiros, celtas que se defendiam dos homens do norte, dinamarqueses e ingleses. Muitos morriam em batalha e os principais magnatas escolhiam então um deles para o substituir. Nunca eram monarcas fracos, pois tinham que defender sua posição e lutar para manter o poder. Muitos reis de Alba viriam da família de MacAlpin.
Governo
Reinado: 843 - 858.
Antecessor: Drest X de Pictos e nenhum da Escócia.
Sucessor: Dinaldo I da Escócia.
Vida
Nascimento: ?
Morte: 858.
Sepultamento: Ilha de Lona.
Pai: Alpin.
                                                                 Kenneth I da Escócia.

Donaldo I
Donaldo I da Escócia (812 — 13 de abril de 862).
Segundo filho de Alpin, sucedeu ao irmão Kenneth I da Escócia ou Kenneth MacAlpin. Morreu violentamente em 863. Pouco se sabe de seu reinado de três anos, e foi sucedido por seu sobrinho, Constantino II da Escócia.
Deixou um filho, Gregório ou Giric, morto em 899 em Perthshire) Co-Rei da Escócia em 878. Alguns historiadores pensam que era filho de outro homem. Governou com Eochain que tinha direitos ao trono dos Pictos. Acredita-se que Giric invadiu a Nortúmbria.

Constantino I
Constantino I da Escócia ou Constantino dos pictos (morto em 977) foi rei dos pictos de 862 até sua morte em 877. Ele é mais conhecido como Constantino I, em referência ao seu lugar na mordena lista de reis da Escócia, embora fontes contemporâneas o descrevem apenas como rei dos pictos. Sucedeu seu tio Donaldo I da Escócia, após a morte deste em 13 de abril de 862.
O reinado de Constantino coincidiu com a invasão viking na Escócia, Irlanda e Nortúmbria e é provável que tenha morrido lutando contra os invasores em 877.
Governo
Reinado: 862 - 877.
Antecessor: Donaldo I da Escócia.
Sucessor: Aedh da Escócia.
Vida
Nascimento: ?
Morte: 877.
Sepultamento: Ilha de Lona.
                                                              Constantino I da Escócia.

Constantino II
Filho do rei Kenneth I da Escócia ou Kenneth MacAlpin.
Constantino morreu em 952 no mosteiro de Santo André. Foi rei de Alba ou da Escócia por 40 longos anos, de 900/903 até 943. Abdicou para se tornar monge.
Considerado dos maiores reis de Alba. Era governante capaz e popular. Mesmo que tenha perdido muitas batalhas, fortaleceu o poder de Alba por ser muito dado a diplomacia e fazer alianças sagazes com os Vikings, sendo portanto capaz de manter o controle sobre seu próprio reino e sobre os que poderiam conspirar contra ele para lhe arrancar a coroa.
Impediu a ameaça escandinava pela vitoria de 904. Estendeu sua influência sobre o Strathclyde. Em 906, perto de sua cidade de Scone, fez reunir o concilio da Igreja escocesa. Invadiu a Nortúmbria e teve êxito no combate aos homens do norte. Tendo-se reaproximado dos dinamarqueses da Nortumbria, entrou em luta contra o rei dos Anglo-Saxões, Aethelstan, que invadiu em 934 a Escocia. Constantino foi finalmente vencido em 937 por Athelstan na batalha de Brunanburh e o reino se salvou da conquista pela morte de Aethelstan; perdido o filho, abdicou em favor do herdeiro presuntuntivo, futuro Malcolm I da Escócia e entrou para o Mosteiro.
Teve três filhos mas sua dinastia foi substituída pela Casa de Dunkeld.
  • 1 - primogênito, Cellach, morto na batalha de Brunanburh em 937.
  • 2 - Fulana, rainha de York. Para cimentar a paz com os nórdicos na Irlanda, o pai a fez casar em 937 com Olaf III Kvaran, Rei de York (na Irlanda).
  • 3 - Indulfo da Escócia, morto em 962 em combate contra os dinamarqueses, em cujo reinado Edimburgo passou aos escoceses.

                                                              Constantino II da Escócia.

Malcolm I
Malcoln I (morto em 954 em batalha, sepultado na ilha de Iona), filho de Donaldo II.
Rei de Alba e da Escócia em 943. Recebeu Strathclyde do rei Edmundo da Inglaterra. Teve dois filhos.
Fez incursões contra o norte da Inglaterra e foi morto em batalha por rebeldes de Moray.
Sucedido por Indulf da Escócia.
                                                                   Malcolm I da Escócia.

Culen
Colin ou CULEN (assassinado em 971), filho de Indulf da Escócia, foi Rei da Escócia desde 966. Obteve o trono de Dubh mas foi morto pelo rei de Strathclyde, RIDERCH, cuja filha ele tinha raptado, e foi sucedido por Kenneth II da Escócia.

Kenneth II
Segundo filho, Kenneth II de Alban morreu em 995 assassinado por traição dos súditos, no castelo de Finela, Fettercain, estando sepultado na Ilha de Iona. Matou o irmão de Culen e foi por sua vez morto por Constantino, filho de Culen.
Rei em 971. Morto por intriga com Fenella, filha de Cunchar, mormaor do Condado de Angus.
Rei por morte do pai em 954. Sucedeu a Cuilean (filho de Indulph), morto em 971 pelos bretões em Strathclyde, em Lothian. Começou a governar devastando o reino britânico. Atacou Eadulf, Conde da Nortúmbria Superior, pilhando-lhe as terras. Fortificou os fiordes de Forth e invadiu de novo a Nortúmbria, raptando o filho do conde.
Diz-se que fez uma incursão selvagem na Nortúmbria, mas mais tarde recebeu terras entre os rios Tweed e Forth dadas pelo rei saxônico Edgar. Esta aliás é a mais antiga menção do rio Tweed como fronteira da Escócia.
Diz-se que em 977 matou Amlaiph (Olaf?), filho de Indulph, Rei de Alban, provavelmente pretendente rival ao trono. Prestou, segundo os cronistas ingleses, homenagem ao rei Edgar pela cessão de Lothian: econheceu-o como rei da Inglaterra em troca das terras. Quebrou sua promessa de manter a paz e invadiu a Inglaterra, quando perdeu a Lothian para os ingleses. Seus chefes estiveram sempre em conflito com Sigurd o Norueguês, Conde de Orkney, por Caithness e pelo distrito da Escócia ao Norte de Spey, mas os escoceses sem sucesso permanente, apesar de consolidar os distritos centrais.
Casou com fulana, princesa de Leinster, tendo dois filhos. Foi sucedido por Constantino III da Escócia.
                                                                   Kenneth II da Escócia.

Constantino III
Constantino III teve um breve reinado, pois foi morto em 997 em Rathinver Almond. Era filho de Culen da Escócia.
É considerado rei de Alba em 995. Foi provavelmente morto por Kenneth III da Escócia, como vingança por ter matado Kenneth II da Escócia.
                                                              Constantino II da Escócia.

Kenneth III
KENNETH III da Escócia ou Kenneth III de Alba morreu em 25 de março de 1005 na batalha de Monzievaird. Rei da Escócia em 997, impediu a sucessão de Malcolm II da Escócia (954-1018) que o matou na batalha acima citada.
Era filho de Duff ou Dubh (assassinado em 966). Em Gaélico, «dubh» quer dizer negro. Foi rei da Escócia em 962. O filho de Indulfo, Culen, o desafiou duas vezes em luta pelo trono e o venceu da segunda vez, matando-o.
Kenneth, segundo se crê, tornou seu filho Giric co-rei para assegurar a sucessão, mas foi morto na batalha e Malcolm III tomou o trono. Malcolm pode ter assassinado ainda o neto de Kenneth III para que seu próprio neto, Duncan I da Escócia, se apoderasse do trono.
                                                               Kenneth III da Escócia.

Malcolm II
Malcolm II da Escócia ou Malcolm II Alba (c. 954 - 25 de novembro de 1034, assassinado por parentes no Castelo de Glamis, em Angus. Teria 80 anos? Sepultado na ilha de Iona.
Foi rei da Escócia desde 25 de março de 1005, Foi coroado em Scone como seus antecessores. Disputou a herança com seu primo Kenneth III que matou em 1005.
Recuperou os territórios de Lothian em 1018. A sua vitória na Batalha de Carham levou Lothian a unir-se ao reino da Escócia e a ficar assegurada pelo Tratado de Carham de 1015.
Numa altura em que os ingleses combatiam os dinamarqueses, Malcolm II fez incursões contra o sul de suas terras, obtendo território no Norte de Inglaterra. Fez também alianças com os dinamarqueses, levando a realizar o casamento de sua filha com Sigurd "o Robusto", conde ou Earl de Orkney, aumentou a sua influência muito para o norte e fez uma aliança com Strathclyde no oeste.
Combateu muito para expandir o reino, obtendo terras ao longo do Rio Tweed e em Strathclyde - o último fato provocou dissensões que resultariam no seu assassinato.
Malcolm II foi o último dos reis da Casa de Alpin: teve apenas filhas e foi sucedido por seu neto, Duncan I (c.1010-1040) que assassinou o neto de Kenneth III – Kenneth e Malcolm II eram primos. Este sistema dos pactos para a sucessão era matrilineal. Já o sistema escocês era determinado pelo que em inglês se chama «tanistry» - a sucessão por um membro anteriormente eleito da família real. Durante a vida do Rei, era escolhido um herdeiro que se conhecia como «tanaiste rig» ou segundo depois do rei. Tal modo de governar permaneceu até que Malcolm II resolveu adotar o sistema de descendência direta. Depois de sua morte, a sucessão foi baseada na descendência direta.
Seu sucessor foi Duncan I da Escócia e com ele inaugurada a Casa de Dunkeld.
Casou com uma irlandesa de Ossory, de quem teve:
  1. Donada ou Doue ou Doda, princesa da Escócia e casada com Fulbert de Falaise.
  2. Bethóc (c. 975 - c. 1045) casada com Crinán de Dunkeld, Abade de Dunkeld.

                                                                Malcolm II da Escócia.
                                                  Brasão de Armas do Reino da Escócia.

Duncan I
Duncan I (15 de Agosto de 1001 - 14 de Agosto de 1040) foi rei da Escócia, filho de Crimus ou Crinan, Mormaer de Atholl e abade laico de Dunkeld, e de Bethoc ou Beatriz, primogênita do rei Malcolm II e herdeira de Scone. É mais conhecido como personagem da tragédia de William ShakespeareMacbeth.
Reinado
Apelidado O Doente, foi rei em 1034 como sucessor do avô materno Malcolm II (954-1018), o que teria enfurecido Macbeth da Escócia, da Casa de Moray (c.1005 - 1057), igualmente neto de Malcolm, com esperanças de suceder ao avô.
Como Rex Cumbrorum foi o primeiro exemplo de herança do trono escocês por linha direta. Foi o autor da reunião dos quatro reinos tribais existentes.
Não difere muito do retrato que dele fez William Shakespeare: era tolo e não particularmente efetivo e se deixou vencer por noruegueses e por nortumbrianos. Macbeth formou uma aliança com o conde ou Earl of Orkney, primo de ambos, e derrotou e matou Duncan em seu castelo de Inverness, nos arredores de Forbes. O filho de Duncan, Malcolm Canmore (c. 1031-1093) só pode suceder ao pai no trono depois de derrotar MacBeth e seu filho Luloch.
Descendência
Casou-se por volta de 1030 com Aelflaed ou Sibila da Nortúmbria, que seria talvez filha de Siward Digera, Conde da Nortúmbria (por sua vez filho de Bjorn Bearsson) ou de Ealred ou Siward de Nortumberlândia, Conde da Nortumberlândia, e Aelflaed da Bernicia.
Tiveram três filhos:
  • 1 - Malcolm III (1031-1093) chamado CaennmorCanmore, ou Cabeça Grande, rei da Escócia em 1058.
  • 2 - Donaldo III ou Donald VIII apelidado Bane, Ban ou Louro (c. 1033-1099). Rei de 1093 a 1094 e de novo até 1097. Sucedido por seu sobrinho Edgar, filho de Malcolm III, acima.
  • 3 - Margarida (c. 1053-1110). Não aparece em muitas linhagens; em outras aparece casada com o Aetheling Edgar, Rei da Inglaterra em 1066 escolhido pelo Witan por morte Haroldo II, mas não coroado, morto em 1126; filho do Aetheling Eduardo, o Proscrito e Agata de Saxe, parente do Imperador Henrique II.
  • 4 - Mælmuir em escocês,Melmare em português, conde de Atholl, tronco dos Condes de Atholl, Conde das Órcades.
Personagem na ficção
Na tragédia shakespeariana, Duncan é retratado como um velho e bondoso rei, assassinado pelo jovem primo Macbeth. Na realidade, Duncan era mais jovem que Macbeth, e não foi morto à traição, mas depois de ter sido vencido em uma guerra aberta pelo pretendente ao trono.
                                                                Donnchad mac Crínáin.

Macbeth
Mac Bethad mac Findláich, ou Maelbeatha (em gaélico escocês MacBheatha mac Fhionnlaigh), anglicizado como Macbeth, e apelidado de Rí Deircc, "Rei Vermelho" (1005 - 15 de agosto de 1057AberdeenshireEscócia) foi rei da Escócia do ano de 1040 ao ano de 1057. Foi o último dos reis gaélicos da Escócia, seu reinado durou 17 anos e foi bastante pacífico, e também generoso com a Igreja. Sua fama adveio do fato de ser o inspirador da peça teatral Macbeth, de William Shakespeare, embora a peça teatral contenha pouco de verdade histórica. Está sepultado na Ilha de Iona.
Índice
1 Biografia
2 Peça de Shakespeare
Biografia
Macbeth nasceu no ano de 1005, em algum lugar da Escócia, filho de Donada (ou Dovada), e de Macrory Findláich (Findleach ou Findlaech), Mormaer (governador hereditário) de Moray (território correspondente ao atual conselho escocês de mesmo nome) assassinado por seus sobrinhos. Donada casou pela segunda vez com Sigurd II Dagri, o gordo, Conde de Orkney. Macbeth era neto do rei Malcolm II, e tinha tanto direito ao trono quanto Duncan.
Em 1032 casou-se com Gruoch, filha de Beodhe da Escócia, e neta de Kenneth II, Rei de Alba. Gruoch era viúva de Macrory Gillacomgan, Mormaer de Moray, e dele tivera um filho, Lulach, "o Simples", que se tornaria rei da Escócia em 1057. General corajoso, Macbeth reclamou a sucessão em nome do enteado e da esposa, e tornou-se Mormaer da província de Moray, na Escócia. Matou em batalha o Rei Duncan, seu primo, e subiu ao trono em 1040.
Em 1045 ocorreu uma revolta no sul da Escócia, Crinan de Dunkeld, pai de Duncan, reivindicou o trono. Induzido pelo conde norueguês de Caithness e Sutherland, Thorfinn, primo de Duncan, Macbeth e os líderes do norte da Escócia se aliam a Thorfinn, contra a dinastia associada ao sul. Na batalha Macbeth derrota e mata Crinan.
Alguns anos depois em 1054, nas cercanias de Scone, Macbeth é vencido em uma batalha pelo filho de Duncan, Malcolm Canmore, que se converteria em Malcolm III rei da Escócia, que o matou três anos depois em 1057, na Batalha de Lumphanan, em Aberdeenshire.
Peça de Shakespeare
Usando licença poética, William Shakespeare deturpou o temperamento do rei e os fatos históricos, segundo os quais a primeira parte do seu reino teria sido de paz. Shakespeare inspirou-se no relato histórico do reinado de Macbeth das Crônicas da Inglaterra, Escócia e Irlanda (1587), que por sua vez estavam baseadas na História do Povo Escocês do filósofo escocês Hector Boece, e apresenta Macbeth como vilão e usurpador.
                                                                         Macbeth da Escócia.

Lulach
Rei da Escócia (1030 - 17 de março de 1058 em Essie, Strathbogie, sepultado na Ilha de Iona), apelidado o Simples ou «the Fool»
Ancestrais
Neto de Maelbrighde Macrory, sobrinho de Malcolm Macrory (morto em 1029) e filho de Gillacomgain Macrory ou de Moray (em 1032 queimado vivo) Conde ou Earl of Moray, e Gruoch, neta de Kenneth III da Escócia ou Kenneth III de Alba (morto em 25 de março de 1005).
Casamento e posteridade
Casou com FINNGHUALA, filha de Sinill de Angus, Mormaer de Angus.
  • 1 - Filha, casada com Aedh ou Heth, conde ou earl of Moray, que teve por sua vez quatro filhos:
* A - Angus (morto em 1130) conde ou rei de Moray.
* B - Malcom conde de Ross, pai de Donald, que foi pai de Kenneth (morto em 1130).
* C - Gruaidh de Moray, a qual casou com William MacWilliam (morto em 1155 afogado em Bolton Wharf), Senhor ou Lord of Egremont. Era filho de William FitzDuncan (morto em 1154), chamado o Nobre, conde ou Earl de Moray, Lord de Skipton e Craven, Copleland e Allerdale.
* 4 - Malsnechtai (morto em 1085) Mormaer of Moray, tornou-se monge. Em algumas genealogias, é irmão de Lulach.

Fonte: Wikipédia









Nenhum comentário:

Postar um comentário