sábado, 7 de janeiro de 2012

Ano de 2012: Reino Unido - 3° parte #5

Casa de Harthacnut
Canuto I

Canuto, cognominado o Grande (cerca 995 — 12 de novembro de 1035) foi rei da Dinamarca (1018-1035), rei da Noruega (1028-1035) e rei de Inglaterra (1016-1035). Era o segundo filho de Sueno I da Dinamarca e de Gunhilda da Polônia, sendo também neto do célebre Haroldo Dente Azul.
Canuto acompanhou o pai na sua expedição vitoriosa à Inglaterra, que acabou na fuga do rei Etelredo II para o continente e na conquista do país. Sueno morreu pouco tempo depois e foi sucedido na Dinamarca por Haroldo II, irmão mais velho de Canuto, o qual ficou com as pretensões do pai à coroa inglesa. Canuto regressou à Dinamarca em 1014, mas em 1016 liderou nova invasão e conseguiu vencer Edmundo II de Inglaterra na batalha de Assadun em Outubro. Num tratado de paz assinado pouco tempo depois, as partes acordaram subsequentemente em partilhar o reino de Inglaterra, mas como Edmundo morreu em Novembro (possivelmente assassinado) Canuto foi reconhecido como único monarca inglês. Para consolidar a sua posição, Canuto casou com Ema da Normandia, viúva de Etelredo II. De seguida, Canuto reestruturou a organização política de Inglaterra e o sistema de feudos por trás da coroa inglesa. A criação dos importantes condados de Wessex, Mércia, East Anglia e Nortúmbria data do seu reinado.
Em cerca de 1018, Canuto sucede ao seu irmão Haroldo II como rei da Dinamarca e em 1028 conquista a Noruega com uma frota de cinquenta navios lançada de Inglaterra. Como regentes da Noruega nomeia a sua amante Aelfigu o o seu filho ilegítimo Haroldo, mas a experiência acaba em revolta e na restauração da linha dinástica norueguesa.
O reinado de Canuto foi marcado por um período de paz interna, à custa de um bom tratamento da Igreja e dos Mosteiros e de alguns assassinatos de opositores políticos.
Canuto morreu em 1035 e encontra-se sepultado na Catedral de Winchester. Sua intenção era ser sucedido nos seus reinos por Canuto (Harthcanute, filho de Ema), mas Haroldo tomou posse de Inglaterra e a Noruega regressou à independência.
                                                                    Canuto, o Grande.

Haroldo I
Haroldo I Harefoot (cerca 1016 - 17 de Março, 1040) foi Rei de Inglaterra de 1035 a 1040, sucedendo ao seu pai Canuto o Grande, também rei da Dinamarca e Noruega. Haroldo era filho ilegítimo de Canuto com Aelgifu. O codinome "Harefoot" (pé de lebre) refere-se às suas capacidades invulgares para a caça.
Canuto II, como filho legítimo do casamento de Canuto com Ema da Normandia, era o sucessor designado, mas Haroldo apoderou-se de Inglaterra. Durante o seu reinado, Alfredo e Eduardo, filhos de Ethelred II de Inglaterra e líderes do ramo saxão da casa real inglesa, regressaram a Inglaterra.
Haroldo nunca casou e teve apenas um filho ilegítimo que se tornou monge. Quando morreu em Oxford em 1040 o seu irmão Canuto II estava a preparar uma invasão para recuperar a herança deixada pelo pai. A morte de Haroldo abriu-lhe o caminho mas não apagou o rancor: chegado a Inglaterra exumou o corpo de Haroldo e atirou-o para um pântano.
                                                                  Haroldo I de Inglaterra.

Canuto II
Canuto II de Inglaterra (Hardacanuto) (1018 — 8 de Junho 1042) foi rei da Dinamarca como Canuto III (1035 — 1042) e de Inglaterra (1040 — 1042). Era o único filho legítimo de Canuto o Grande e de Ema da Normandia, mas tinha um irmão bastardo, Haroldo.
Canuto II sucedeu ao seu pai como rei da Dinamarca em 1035, mas a intenção de Canuto era que ele lhe sucedesse também nos seus outros reinos. No entanto, a Noruega revoltou-se e proclamou como rei um membro da casa real norueguesa, e Haroldo apropriou-se de Inglaterra. Canuto II preparou-se para responder e organizou uma invasão de Inglaterra. Haroldo morreu antes que pudesse ocorrer alguma batalha e abriu caminho a Canuto para se tornar rei com a aceitação geral dos seus súbditos. Canuto depressa se tornou num rei impopular devido à sua política de aumentar os impostos. Durante o seu reinado ocorreram várias revoltas, nomeadamente em Worchester, reprimidas com violência. Como concessão, Canuto recebeu na corte Eduardo o Confessor o herdeiro de Ethelred II, muito estimado pelos populares.
Em 1042, Canuto entrou em convulsão durante um banquete de casamento e morreu pouco depois, possivelmente envenenado. Como não tinha descendência, com Canuto acabou o domínio dinamarquês em Inglaterra.
                                                                 Canuto II de Inglaterra.

Esse post foi criado com a ajuda do site Wikipédia. Obrigado Wikipédia.

Wikipédia, a enciclopédia livre




Nenhum comentário:

Postar um comentário